ID_000705

Título genérico
Cena pastoril com músico
Suporte
Azulejo
Data de criação
c.1730-1750
Instituição
Sé Catedral - Funchal
Localização actual
Sala da Confraria do Santíssimo Sacramento, Sé do Funchal, Sé, Funchal
Descrição
A pintura representa uma cena galante, campestre e pastoril. Vê-se um homem e mulher (enamorados?), sentados junto de uma árvore, rodeados de alguns animais, nomeadamente um cão, deitado junto à figura masculina; duas ovelhas e uma cabra, em movimentos livres. Ele está a tocar um instrumento musical aerofone (talvez um oboé), enquanto a figura feminina, rodando ligeiramente o tronco, ouve atenciosamente. Em segundo plano, ocupando o espaço cenográfico, observa-se uma arquitetura de traça ainda clássica, com arcarias e em ruínas, refletida num lago que antecede a cena galante, acentuando o ambiente bucólico, ao gosto Setecentista. No plano superior da imagem, quatro pássaros voam em frente de nuvens e outros de menores dimensões, ligeiramente esboçados, estão livremente no espaço. A moldura é recortada e em ‘trompe l’oeil’ decorada com pilastras, urnas, ‘putti´, máscaras e elementos vegetalistas.
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
422.111.2
Bibliografia
CALADO, Rafael Salinas, 1999, Azulejaria na Madeira e na Casa-Museu Frederico de Freitas, Funchal, DRAC, pp. 24-25. FERREIRA, Manuel Pita, 1963, A Sé do Funchal, Funchal, Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal. ROCHA, Luzia Aurora, O motivo musical na azulejaria portuguesa da primeira metade do século XVIII, Tese de Doutoramento, Lisboa, NOVA FCSH, 2012. https://run.unl.pt/handle/10362/7369 SANTA CLARA, Isabel, 2008, “Olhar a música: uma perspectiva sobre a iconografia musical na Madeira”, MORAIS, Manuel, A Madeira e a Música, Funchal: Funchal 500 Anos, p. 171. SANTOS SIMÕES, 1963, Corpus da Azulejaria Portuguesa: Azulejaria Portuguesa nos Açores e Madeira, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, pp.180-181.
IconClass DescCena ID
47I22 Ocupações ~ gado; 48C72 Músico; 48C78 Ouvir música
Pessoas/Entidades
Observações instrumentos
Instrumento aerofone, muito possivelmente um oboé. A parte da embocadura é pouco detalhada. Identifica-se um tubo cilíndrico com pequena ‘fontanelle’ e campânula.