ID_000704

Título genérico
Triunfo da Fé sobre os Sentidos
Suporte
Óleo sobre tela
Data de criação
c.1740-1750
Técnica
Óleo sobre tela
Instituição
Igreja de Nossa Senhora do Socorro
Localização actual
Parede lateral direita, Igreja do Socorro, Santa Maria Maior, Funchal
Descrição
Este “Triunfo da Fé sobre os Sentidos” é composto por seis figuras femininas simbolizando, respetivamente, da esquerda para a direita, segundo a posição do espectador: a Fé, o Tato, o Paladar , o Olfato, a Visão e a Audição. A Fé, descalça, traja um vestido branco, elegantemente drapeado, indicando, com a mão direita, a custódia com hóstia, em cima do altar, e com a outra abraça uma figura feminina (o Tato), que se encontra ligeiramente genuflexionada, com o joelho em cima do degrau e um pé no chão, cujos braços apontam em direção da custódia. No degrau, junto aos pés da Fé, uma cruz de madeira foi pintada sobre dois livros, estando um fechado e outro aberto, onde se leem dois versos da estrofe de São Tomás D´Aquino (c.1225-1274): PRESTE / FIDES /SUPLE/MENTVM e SENSY / VM / DEFECTVI (“Venha a Fé, por suplemento//os sentidos completar”). Entre a Fé e o Tato observa-se um pelicano, alegoria a Cristo e prefiguração eucarística, pois aquela ave alimentava as crias com a sua própria carne e sangue, simbolizando o sacrifício e ressurreição de Cristo. O Paladar segura na mão esquerda framboesas, aproximando-as docemente aos seus lábios cerrados, e na palma da mão direita segura alguns alimentos. O Olfato segura um ramo de flores, duas cor-de-rosa e uma branca, na mão esquerda, e vira o seu rosto em direção oposta de modo a não inalar o seu aroma. A Visão, com a mão direita na testa e a esquerda abaixo do nariz, deixa a descoberto os dois olhos, mas em cujo gesto subentende-se um jogo de ocultação/desocultação da visão. A Audição, sentada e de olhos enlevados, leva o dedo indicador da mão direita ao ouvido, enquanto segura na mão esquerda um alaúde de caixa-de-ressonância de costas para o espectador, colocado junto ao seu corpo e assentado no chão. No seu traje destaca-se um camafeu, que prende o decote circular do vestido, uma fita que amarra o vestido abaixo dos seios, vincando as formas femininas, e umas sandálias de tiras, à moda romana, que se enrolam nas pernas e deixam a descobertos os dedos dos pés, sendo idêntico este calçado ao da figura que representa o Tato. A indumentária das personagens é de rico e intenso cromatismo (vermelho, azul, verde, ocre a amarelo). Os gestos e atitudes dos cinco sentidos, órgãos que permitem a relação direta do homem com o mundo exterior, ou seja, com a materialidade, são aqui, simbolicamente, representados por figuras femininas que recusam tocar, saborear, cheirar, ver e ouvir, fazendo jus às palavras de São Tomás d´Aquino, que os sentidos são frágeis perante a força oculta de Deus na Eucaristia. Esta pintura segue uma gravura flamenga de Cornelis Galle (1576-1650), executada em 1638, com desenho de Erasmus Quellinus (1607-1678).
Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
321.321
Bibliografia
Altaer-Geheimenissen Ontvouwen in drie boecken door I. V. V. - Te Keulen In de Nieuwe Druckerye, MDCXLV, pp. 644-646. https://www.dbnl.org/tekst/vond001dewe04_01/vond001dewe04_01_0138.php CARITA, Rui, 1999, “Igreja de São Tiago Menor / Igreja de Santa Maria Maior / Igreja do Socorro”, in Monumentos, Património Cultural, SIPA http://www.monumentos.pt/Site/APP_PagesUser/SIPA.aspx?id=5154 CORREIA, Jácome, 1927, A Ilha da Madeira: Impressões e Notas Archeologicas, Ruraes, Artísticas e Sociaes, Coimbra, Imprensa da Universidade, p. 50. “Na Igreja do Socorro. Três telas restauradas voltam aos seus lugares”, in Jornal da Madeira, 8.04.1996. PEREIRA, Eduardo, 1940, Ilhas de Zargo, Vol. II, 1.ª Ed., Funchal, Câmara Municipal do Funchal, p. 783; IDEM, 1989, Ibidem, Vol. II, Ed. Maia, p. 729. RIBEIRO, João Adriano, 2007, A Baixa da Freguesia de Santa Maria Maior, Funchal, Junta de Santa Maria Maior, 2007. ROCHA, Luzia Aurora, 2015, Cantate Dominum: Música e espiritualidade no azulejo barroco, Lisboa, Colibri: Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical - Universidade Nova de Lisboa, 2015. RODRIGUES, Rita, 2012, A Pintura Proto-Barroca e Barroca no Arquipélago da Madeira, entre 1646 e 1750: A eficácia da imagem, Funchal, UMa, Tese de Doutoramento (policopiado), pp. 298-350. SOBRAL, Luís de Moura, 2008, “Figuras, temas y tendencias de la pintura portuguesa y brasileña de la Contrarreforma y del Barroco”, in Juana Gutiérrez Haces (cord.) y Jonathan Brown (intr.), Pintura de los Reinos. Identidades compartidas. Territorio del Mundo Hispánico, Siglos XVI-XVIII, Mexico, Fomento Cultural Banamex, A.C., Vol. II, pp. 693-743. “Vão começar em breve as obras de restauro da Igreja do Socorro. Ouvindo o vigário de Santa Maria Maior Revd.º Padre Alfredo Ponte de Lira”, in Diário de Notícias, Funchal, 29.03.1955, p. 4.
IconClass DescCena ID
11M31 Fé, ‘Fides’; ‘Fede’, ‘Fede catholica’, ‘Fede christiana’, ‘Fede christiana catholica’ (Ripa) ~ Uma das três Virtudes Teológicas; 31A3 os (cinco) sentidos
Observações instrumentos
É um instrumento da família dos cordofones dedilhados, com uma caixa de ressonância em formato de pêra e abaulada. O braço é curto com o cravelhame reto. Como está representado de costas, não é possível averiguar o número de cordas.

Imagens detalhes