ID_000698

Título próprio
Julia Blechschmidt - concertista de violina e cophone, diretora da orchestra de Stas. de Vienna
Autor/Criador
BORDALO PINHEIRO, Rafael
Suporte
Papel
Data de criação
15 de junho de 1878
Técnica
Litografia
Lugar de criação
Rio de Janeiro
Instituição
Conservatório de Frankfurt
Localização actual
Hemeroteca Digital - Biblioteca Nacional do Brasil
Descrição
Ilustração de página inteira dedicada a uma concertista e maestrina vienense que se apresentou na cidade do Rio de Janeiro em 1878, chamada Julia Blechschmidt. Nessa ilustração a musicista é a figura central, sendo retratada do seu busto para cima, olhando fixamente nos olhos dos leitores, sendo margeada por uma natureza exuberante representada por folhagens, flores e insetos que ocupam a parte inferior e as laterais da imagem. Desse ambiente de natureza tropical destacam-se um violino com um arco, ao centro, e a figura da própria Julia tocando copos na lateral esquerda e regendo uma orquestra na lateral direita. A ilustração é acompanhada por um texto de apresentação da musicista, destacando que Julia Blechschmidt era “concertista de violino e copofone, diretora da orquestra das senhorias de Viena” e que tinha sido “laureada com a 1º prêmio de violino do Conservatório de Frankfurt”. O texto segue enfatizando o seu caráter prodígio, afirmando que ela tinha naquele momento apenas 23 anos, que a premiação recebida foi no ano de 1866, ou seja, quando ela tinha somente 11 anos e era então “discípula do célebre maestro Ch. Beriot”, isto é, Charles Auguste de Bériot (1802-1870) – importante professor e um virtuoso do violino. Assim, o texto conclui que a sua reputação como solista e diretora de orquestra elevava-a à “categoria dos artistas de 1ª classe”, sendo proclamada internacionalmente como “O Paganini Feminino”, em países da Europa como Alemanha, Áustria, Rússia, Inglaterra, França, Itália, Bélgica, Suécia, Espanha e Portugal; Egito da “Ásia”; Trípoli, Tunísia e Argélia, da África; e, por último, nos “Estados Unidos do Norte da América”.
Instrumento(s)
Bibliografia
BARONCELLI, N. C. da S. Mulheres compositoras: elenco e repertório. São Paulo: Roswitha Kempf, 1987. BOURDIEU, Pierre. A Dominação Masculina. Trad. Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. BUTLER, J. Gender Trouble: feminism and the subversion of identity. New York, Routledge: Champman & Hall, 1090. McCLARKE, Susan, Feminine Endings: Music, Gender, & Sexuality. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002. PERROT, Michelle. As mulheres e os silêncios da História. Bauru: Edusc, 2005 PERROT, Michelle. Mulheres Públicas. São Paulo: Unesp, 1998. TICK, J. (Org.). Women Making Music. Urbana and Chicago: University of Illinois Press, 1986.
Pessoas/Entidades
Observações instrumentos
Copofonia