ID_000685
- Título genérico
- Músico
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Suporte
- Cerâmica
- Data de criação
- Sécs. XIX-XX
- Altura (cm)
- 7,5
- Largura (cm)
- 28,8
- Técnica
- Pintura
- Lugar de criação
- Coimbra
- Localização actual
- Museu Nacional da Música
- Descrição
- Prato circular (cerâmica “Ratinho”). No centro está pintado um homem sentado numa cadeira de espaldar arredondado. Traja calças brancas e azuis, casaca castanha com colarinho amarelo, camisa branca, sapatos pretos e cartola castanha sugerindo a pertença a uma classe social alta. Está ladeado por dois conjuntos com uma flor redonda amarela e castanha da qual saem umas folhas esverdeadas.
Toca uma guitarra.
A aba está decorada com flores semelhantes, redondas e amarelas, com traços castanhos e um festão fino de pintas verdes que as liga. O bordo é rematado por dois filetes castanhos.
- Instrumento(s)
-
- Bibliografia
- Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia.
- Nº de inventário
- MNM 0914
- Pessoas/Entidades
-
- Observações instrumentos
- Toca uma guitarra, modelo já característico do século XIX em diante, pelas maiores dimensões da caixa de ressonância, comparativamente ao modelo barroco. Tem trastos, as mãos estão corretamente posicionadas de acordo com a técnica de execução. O cravelhame é composto por três bicos, com forma semelhante a uma espiga de milho.