ID_000683
- Título genérico
- Músico (mulher)
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Suporte
- Cerâmica
- Data de criação
- Sécs. XIX-XX
- Altura (cm)
- 7
- Largura (cm)
- 34,7
- Técnica
- Pintura
- Lugar de criação
- Coimbra
- Localização actual
- Museu Nacional da Música
- Descrição
- Prato circular (cerâmica “Ratinho”) monocromático a azul sobre branco com restauros, com fortes influências da
azulejaria barroca portuguesa, ao nível da cor e dos motivos representados. Apresenta ao
centro uma figura humana feminina com saia rodada comprida listada com bolinhas. O
cabelo está apanhado em carrapito. Toca um cordofone.
Da faixa horizontal que remata a saia em baixo parecem sair dois conjuntos de flores que ladeiam a figura.
O centro e a aba estão separados por um filete azul-escuro, uma banda azul-clara, filete azul-escuro. O friso apresenta uma sequência de formas ovais ocas com um interior
polilobado, o contendo ao centro uma flor com oito pétalas. O bordo é azul-escuro.
- Instrumento(s)
-
- Bibliografia
- Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia.
Rocha, L. A. (2012). O motivo musical na azulejaria português da primeira metade do século XVIII. Lisboa. doi:http://hdl.handle.net/10362/7369
- Nº de inventário
- MNM 0907
- Pessoas/Entidades
-
- Observações instrumentos
- Cordofone muito bem representado, caixa de ressonância com morfologia muito semelhante à da viola toeira, com boca oval, cravelhame longo, separado em dois corpos onde se fixam as cravelhas com um elemento separador ao meio, com as 4 cravelhas circulares e 10 trastos. Não é perceptível o número de cordas.