ID_000679

Título próprio
Tudo dança
Autor/Criador
Desconhecido
Suporte
Cerâmica
Data de criação
Sécs. XIX-XX
Altura (cm)
5
Largura (cm)
23,2
Técnica
Pintura
Lugar de criação
Coimbra
Localização actual
Museu Nacional da Música
Descrição
“Prato circular (cerâmica “Ratinho”), ao centro está representado um homem, de tez trigueira, botas negras de cano alto, calças azuis, cinta castanha e camisa castanha, barrete amarelo com borla azul. Encontra-se rodeado por árvores e vegetação em tons verdes. Executa uma gaita de foles ibérica. Por cima da representação, na aba, surge a inscrição “Tudo dança”. Trata-se de um “Prato falante”. O bordo é rematado por um filete azul.
Instrumento(s)
Bibliografia
Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia. Restivo, M. M., & Almeida, F. (s.d.). Pratos Falantes . Casa do Vinhal - Estúdio do Alhures.
Nº de inventário
MNM 0912
Pessoas/Entidades
Observações instrumentos
Executa uma gaita-de-foles ibérica. O instrumento está muito bem representado, com todas as partes constituintes: o saco (ou fole), revestido de tecido colorido (a “vestimenta”) onde se encaixa o tubo insuflador (ou “assoprete”) e o ponteiro (tubo melódico), o bordão (ou “roncão”) estando bem distinguida a sua parte final, um toco espesso e pesado (“copa”). O bordão é único, nas gaitas ibéricas. A posição de execução e correcta, com o braço direito do executante a aperta o fole, com as mãos correctamente colocadas no tubo melódico e com o bordão apoiado no ombro esquerdo do executante. Como elemento decorativo característico, as gaitas-de-fole mostram as “franjas” que pendem do bordão, aqui também representadas.