ID_000679
- Título próprio
- Tudo dança
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Suporte
- Cerâmica
- Data de criação
- Sécs. XIX-XX
- Altura (cm)
- 5
- Largura (cm)
- 23,2
- Técnica
- Pintura
- Lugar de criação
- Coimbra
- Localização actual
- Museu Nacional da Música
- Descrição
- “Prato circular (cerâmica “Ratinho”), ao centro está representado um homem, de tez trigueira, botas negras de cano alto, calças azuis, cinta castanha e camisa castanha, barrete amarelo com borla azul. Encontra-se rodeado por árvores e vegetação em tons verdes. Executa uma gaita de foles ibérica.
Por cima da representação, na aba, surge a inscrição “Tudo dança”. Trata-se de um “Prato falante”. O bordo é rematado por um filete azul.
- Instrumento(s)
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- Bibliografia
- Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia.
Restivo, M. M., & Almeida, F. (s.d.). Pratos Falantes . Casa do Vinhal - Estúdio do Alhures.
- Nº de inventário
- MNM 0912
- Pessoas/Entidades
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- Observações instrumentos
- Executa uma gaita-de-foles ibérica. O instrumento está muito bem representado, com todas as partes constituintes: o saco (ou fole), revestido de tecido colorido (a “vestimenta”) onde se encaixa o tubo insuflador (ou “assoprete”) e o ponteiro (tubo melódico), o bordão (ou “roncão”) estando bem distinguida a sua parte final, um toco espesso e pesado (“copa”). O bordão é único, nas gaitas ibéricas. A posição de execução e correcta, com o braço direito do executante a aperta o fole, com as mãos correctamente colocadas no tubo melódico e com o bordão apoiado no ombro esquerdo do executante. Como elemento decorativo característico, as gaitas-de-fole mostram as “franjas” que pendem do bordão, aqui também representadas.