ID_000675

Título genérico
Músico dançarino
Autor/Criador
Desconhecido
Suporte
Cerâmica
Data de criação
Sécs. XIX-XX
Altura (cm)
7
Largura (cm)
30.2
Técnica
Pintura
Lugar de criação
Coimbra
Localização actual
Museu Nacional da Música
Descrição
Prato de faiança redonda (cerâmica “Ratinho”), apresenta um homem, ladeado por duas flores vermelhas com centro amarelo, folhas verdes, amarelas e pequenas flores azuladas. Traja calças brancas com riscas finas azuis e laranjas, sapatos castanhos, casaco azul com colarinho e punhos laranja, camisa branca e cartola castanha. O colorido do traje bem como um certo toque de riqueza parece sugerir uma figura teatral a representar as classes altas. Pela posição das pernas, o músico aparenta estar a tocar e a dançar. Toca um cordofone dedilhado. A aba está profusamente decorada com riscas policromadas, folhas laranjas e ocres e linhas sinuosas amarelas que fazem a fronteira entre o covo e a aba. Abordo está decorada com um filete azul.
Instrumento(s)
Bibliografia
Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia.
Nº de inventário
MNM 0919
Pessoas/Entidades
Observações instrumentos
Cordofone dedilhado com quatro cravelhas só de um lado. A ilharga está bem representada através de um sombreado castanho-escuro na parte inferior da caixa de ressonância. O instrumento representado é uma guitarra (outra designação possível, “viola”) que, morfologicamente, ao nível da caixa de ressonância, tem dimensões mais semelhantes aos modelos dos séculos XVIII, do que da época correspondente à feitura do prato, o século XIX.