ID_000675
- Título genérico
- Músico dançarino
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Suporte
- Cerâmica
- Data de criação
- Sécs. XIX-XX
- Altura (cm)
- 7
- Largura (cm)
- 30.2
- Técnica
- Pintura
- Lugar de criação
- Coimbra
- Localização actual
- Museu Nacional da Música
- Descrição
- Prato de faiança redonda (cerâmica “Ratinho”), apresenta um homem, ladeado por duas flores vermelhas com centro amarelo, folhas verdes, amarelas e pequenas flores azuladas. Traja calças brancas com riscas finas azuis e laranjas, sapatos castanhos, casaco azul com colarinho e punhos laranja, camisa branca e cartola castanha. O colorido do traje bem como um certo toque de riqueza parece sugerir uma figura teatral a representar as classes altas. Pela posição das pernas, o músico aparenta estar a tocar e a dançar. Toca um cordofone dedilhado.
A aba está profusamente decorada com riscas policromadas, folhas laranjas e ocres e linhas sinuosas amarelas que fazem a fronteira entre o covo e a aba. Abordo está decorada com um filete azul.
- Instrumento(s)
-
- Bibliografia
- Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia.
- Nº de inventário
- MNM 0919
- Pessoas/Entidades
-
- Observações instrumentos
- Cordofone dedilhado com quatro cravelhas só de um lado.
A ilharga está bem representada através de um sombreado castanho-escuro na parte inferior da caixa de ressonância. O instrumento representado é uma guitarra (outra designação possível, “viola”) que, morfologicamente, ao nível da caixa de ressonância, tem dimensões mais semelhantes aos modelos dos séculos XVIII, do que da época correspondente à feitura do prato, o século XIX.