ID_000674
- Título genérico
- Músico dançarino
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Suporte
- Cerâmica
- Data de criação
- Sécs. XIX-XX
- Altura (cm)
- 3,5
- Largura (cm)
- 24,5x31
- Técnica
- Pintura
- Lugar de criação
- Coimbra
- Localização actual
- Museu Nacional da Música
- Descrição
- Travessa retangular (cerâmica “Ratinho”) com os cantos cortados. Apresenta uma figura humana masculina, ladeada por duas flores vermelhas com centro amarelo, folhas verdes e bagas azuladas. A figura traja calças amarelas com riscas finas azuis, sapatos em bico, casaco azul, camisa branca, laço preto e barrete vermelho (faz lembrar os barretes frígios). Executa um cordofone dedilhado. A aba está decorada com motivos vegetalistas, estando representadas folhagens azuis-escuras, amarelas e vermelhas presas a umas flores verdes e castanhas, ladeadas por folhas azuis-claras. O covo está decorado com linhas sinuosas amarelas e o bordo é rematado por um filete azul.
- Instrumento(s)
-
- Bibliografia
- Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia.
- Nº de inventário
- MNM 0910
- Pessoas/Entidades
-
- Observações instrumentos
- Cordofone dedilhado amarelo, profusamente decorado nas ilhargas e no tampo, com boca, trastos e cravelhame com seis cravelhas. As cordas estão de uma maneira confusa e pouco clara. O instrumento representado é uma guitarra (outra designação possível, “viola”) que, morfologicamente, ao nível da caixa de ressonância, tem dimensões mais semelhantes aos modelos dos séculos XVIII, do que da época correspondente à feitura do prato, o século XIX.