ID_000673

Título próprio
Rosa
Autor/Criador
Desconhecido
Suporte
Cerâmica
Data de criação
Sécs. XIX-XX
Altura (cm)
7,5
Largura (cm)
32
Técnica
Pintura
Lugar de criação
Coimbra
Localização actual
Museu Nacional da Música
Descrição
Prato em faiança circular (cerâmica “Ratinho”) que apresenta ao centro um casal, vestido com traje popular não sendo possível, pela falta de elementos distintivos, identificar a sua geografia. O homem usa camisa amarela, colete esverdeado, chapéu, calças castanhas-escuras e sapatos. Toca um cordofone dedilhado. A mulher traja blusa amarela, saia castanha com barra amarela e avental verde, sapatos castanhos, lenço verde na cabeça, e assume uma postura dançante, com as mãos à cintura e o corpo inclinado. Por cima das cabeças está inscrito o nome “Rosa”, não sendo perceptível o seu significado, podendo ser a pessoa representada ou a quem estava destinado. A aba do prato está decorada com flores ocre e amarelas, com caules muito finos com folhas verdes. No bordo possui umas manchas arredondadas esverdeadas.
Instrumento(s)
Bibliografia
Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia.
Nº de inventário
MNM 0920
Pessoas/Entidades
Observações instrumentos
Cordofone dedilhado com caixa de ressonância fantasiada, com ausência de boca e barra. O braço do cordofone é torto e prolonga-se demasiado. Não estão representadas cordas. O cravelhame apresenta forma polilobada, não estando representadas nem cordas nem trastos.