ID_000673
- Título próprio
- Rosa
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Suporte
- Cerâmica
- Data de criação
- Sécs. XIX-XX
- Altura (cm)
- 7,5
- Largura (cm)
- 32
- Técnica
- Pintura
- Lugar de criação
- Coimbra
- Localização actual
- Museu Nacional da Música
- Descrição
- Prato em faiança circular (cerâmica “Ratinho”) que apresenta ao centro um casal, vestido com traje popular não sendo possível, pela falta de elementos distintivos, identificar a sua geografia. O homem usa camisa amarela, colete esverdeado, chapéu, calças castanhas-escuras e sapatos. Toca um cordofone dedilhado.
A mulher traja blusa amarela, saia castanha com barra amarela e avental verde, sapatos castanhos, lenço verde na cabeça, e assume uma postura dançante, com as mãos à cintura e o corpo inclinado.
Por cima das cabeças está inscrito o nome “Rosa”, não sendo perceptível o seu significado, podendo ser a pessoa representada ou a quem estava destinado. A aba do prato está decorada com flores ocre e amarelas, com caules muito finos com folhas verdes. No bordo possui umas manchas arredondadas esverdeadas.
- Instrumento(s)
-
- Bibliografia
- Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia.
- Nº de inventário
- MNM 0920
- Pessoas/Entidades
-
- Observações instrumentos
- Cordofone dedilhado com caixa de ressonância fantasiada, com ausência de boca e barra. O braço do cordofone é torto e prolonga-se demasiado. Não estão representadas cordas. O cravelhame apresenta forma polilobada, não estando representadas nem cordas nem trastos.