ID_000670

Título genérico
Músico
Autor/Criador
Desconhecido
Suporte
Cerâmica
Data de criação
Sécs. XIX-XX
Altura (cm)
7
Largura (cm)
28
Técnica
Pintura
Lugar de criação
Coimbra
Localização actual
Museu Nacional da Música
Descrição
Prato circular (cerâmica "Ratinho") em faiança que apresenta ao centro uma figura humana em pé, trajando calças amarelas, casaca com abas azul, laço e barrete amarelos. Toca um cordofone dedilhado. As pernas estão cruzadas, o pé direito em ponta sugerindo uma posição de dança. Não obstante tal posição é desestabilizadora da execução instrumental, não sendo muito coincidente com a realidade. Na aba do prato estão pintadas folhagens em tons verdes, azuis e amarelos, com algumas flores em tons de cinza-castanho.
Instrumento(s)
Bibliografia
Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia.
Nº de inventário
MNM 0913
Pessoas/Entidades
Observações instrumentos
Cordofone dedilhado. O número de cordas e cravelhas não coincide, estando representadas quatro cordas e seis cravelhas. O cravelhame tem uma ligeira inclinação. A mão toca mais junto à boca, sugerindo a técnica do rasgado. O instrumento representado é uma guitarra (outra designação possível, “viola”) que, morfologicamente, ao nível da caixa de ressonância, tem dimensões mais semelhantes aos modelos do século XVIII do que da época correspondente à feitura do prato, o século XIX. O número de cordas e cravelhas (3 ordens) não corresponde à realidade e, possivelmente, é causa do desconhecimento do artista.