ID_000670
- Título genérico
- Músico
- Autor/Criador
- Desconhecido
- Suporte
- Cerâmica
- Data de criação
- Sécs. XIX-XX
- Altura (cm)
- 7
- Largura (cm)
- 28
- Técnica
- Pintura
- Lugar de criação
- Coimbra
- Localização actual
- Museu Nacional da Música
- Descrição
- Prato circular (cerâmica "Ratinho") em faiança que apresenta ao centro uma figura humana em pé, trajando calças amarelas, casaca com abas azul, laço e barrete amarelos. Toca um cordofone dedilhado.
As pernas estão cruzadas, o pé direito em ponta sugerindo uma posição de dança.
Não obstante tal posição é desestabilizadora da execução instrumental, não sendo muito coincidente com a realidade.
Na aba do prato estão pintadas folhagens em tons verdes, azuis e amarelos, com algumas flores em tons de cinza-castanho.
- Instrumento(s)
-
- Bibliografia
- Oliveira, E. V. (2000). Instrumentos Musicais Populares Portugueses (3ª ed.). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian / Museu Nacional de Etnologia.
- Referências externas
-
- Nº de inventário
- MNM 0913
- Pessoas/Entidades
-
- Observações instrumentos
- Cordofone dedilhado. O número de cordas e cravelhas não coincide, estando representadas quatro cordas e seis cravelhas. O cravelhame tem uma ligeira inclinação. A mão toca mais junto à boca, sugerindo a técnica do rasgado. O instrumento representado é uma guitarra (outra designação possível, “viola”) que, morfologicamente, ao nível da caixa de ressonância, tem dimensões mais semelhantes aos modelos do século XVIII do que
da época correspondente à feitura do prato, o século XIX. O número de cordas e cravelhas (3 ordens) não corresponde à realidade e, possivelmente, é causa do desconhecimento do artista.