- Título genérico
- Instrumentos musicais em caixa de órgão
- Suporte
- Pintura
- Data de criação
- Século XIX/XX (?)
- Descrição
Na Igreja de S. Lourenço (Portalegre) encontramos, no coro alto, um órgão positivo. O instrumento carece de restauro e de estudo aprofundados. Ao nível decorativo aparenta ter sido repintado por pintor local, dada a ingenuidade no tipo de traço e na qualidade da pintura, possivelmente do século XIX ou XX. No verso das portadas de madeira encontramos panóplias de instrumentos musicais com partituras. À esquerda do observador vemos um violino corretamente representado, ao nível das suas partes constituintes, com arco (a forma do arco indica, possivelmente, um instrumento do século XIX, pois no século XVIII as representações do arco ainda têm forma ligeiramente côncava). Também vemos representada uma harpa estilizada, mas um modelo mais próximo da harpa gótica. Esta é uma evocação direta do rei David, que costuma ser representado, muitas vezes, na iconografia cristã com a harpa como atributo. Também se trata de uma evocação indireta à Igreja, enquanto instituição, dado David ser uma figura simbólica do Antigo Testamento, o patrono da Música (muito antes de S. Cecília assumir este papel) e o autor dos Salmos. Esta interpretação é reforçada pela presença de uma folha de música com o versículo 4 do Salmo 150, V Livro dos Salmos, do Antigo Testamento: “Laudate eum in tympano et choro. Laudate eum in cordis et organo”. Esta passagem reforça o papel do órgão como instrumento de louvor a Deus e explica também a escolha de um violino para compor a panóplia (“in cordis et organo”). A partitura apresenta notação legível, em compasso ternário, mas com algumas imprecisões, uma vez que alguns compassos não têm o correto número de tempos. Tal facto pode ser justificado com uma possível repintura sobre um original mais antigo. À direita do observador, na outra portada, encontramos uma panóplia semelhante, contudo com uma guitarra de seis ordens de cordas e uma trombeta reta. A partitura, também legível e em compasso ternário, contém o texto do versículo 3 do mesmo Salmo 150: “Laudate eum in sono tubae. Laudate eu min Psalterium et cithara, Amen”. Aqui também a partitura parece ter sido repintada, quer a nível da música, quer a nível do texto, dada a diferença de texturas e cores. Estas duas pinturas funcionam, assim, como uma afirmação do órgão enquanto instrumento bíblico, desde o Antigo Testamento.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 321.322-71, 322, 321.322, 423.1
- Bibliografia
Rocha, L. A. (2019). A iconografia musical do órgão histórico em Portugal: problemas, métodos e análise de fontes. Boletim Cultural, 2018-2019(2ª série 3), 93-106.