ID_000653

Título genérico
Lisboa Menina e Moça
Suporte
Papel
Data de criação
Junho 2010
Lugar de criação
Lisboa
Descrição

Na capa da Agenda Cultural da cidade de Lisboa vemos uma alusão às festividades populares de Santo António. A capa é uma jovem, uma espécie de "Lisboa Menina e Moça", canção com letra de Ary dos Santos e Fernando Tordo, música de Paulo de Carvalho, celebrizada pela voz do fadista Carlos do Carmo. A jovem está com o cabelo engalanado com símbolos destas festividades: Santo António com o menino, os balões decorativos e a guitarra portuguesa. A jovem tem um ar pensativo , com as mãos apoiadas no queixo. 

Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
321.322
Bibliografia

-  Ernesto Vieira. Diccionario musical contendo todos os termos technicos... ornado com gravuras e exemplos de música / por Ernesto Vieira. ed. Pacini, 2a ed., Lisboa: Lambertini, Typ Lallemant, 1899, p.271 (P-ln M. 968 V).

- Luís Castela, A Guitarra Portuguesa e a Canção de Coimbra: Subsídios para o seu estudo e contextualização. Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 2011

IconClass DescCena ID
48C7326
Observações instrumentos

Guitarra portuguesa, modelo de Lisboa, visível pelo facto do cravelhame terminar em voluta (no modelo de Coimbra termina em lágrima). A guitarra está bem representada, na sua morfologia, não sendo, contudo, possível verificar detalhes como o número de cordas e cravelhas, dadas as reduzidas dimensões. O tampo harmónico da guitarra apresenta uma estranha cor verde e alguns elementos decorativos fantasiado, como é o caso de cinco pequenas guitarras portuguesas, em preto, com as suas caixas de ressonância apoiadas e com os braços a apontar para o exterior.