- Título genérico
- Lisboa Menina e Moça
- Suporte
- Papel
- Data de criação
- Junho 2010
- Lugar de criação
- Lisboa
- Descrição
Na capa da Agenda Cultural da cidade de Lisboa vemos uma alusão às festividades populares de Santo António. A capa é uma jovem, uma espécie de "Lisboa Menina e Moça", canção com letra de Ary dos Santos e Fernando Tordo, música de Paulo de Carvalho, celebrizada pela voz do fadista Carlos do Carmo. A jovem está com o cabelo engalanado com símbolos destas festividades: Santo António com o menino, os balões decorativos e a guitarra portuguesa. A jovem tem um ar pensativo , com as mãos apoiadas no queixo.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 321.322
- Bibliografia
- Ernesto Vieira. Diccionario musical contendo todos os termos technicos... ornado com gravuras e exemplos de música / por Ernesto Vieira. ed. Pacini, 2a ed., Lisboa: Lambertini, Typ Lallemant, 1899, p.271 (P-ln M. 968 V).
- Luís Castela, A Guitarra Portuguesa e a Canção de Coimbra: Subsídios para o seu estudo e contextualização. Dissertação de Mestrado, Universidade de Coimbra, 2011
- Referências externas
- Observações instrumentos
Guitarra portuguesa, modelo de Lisboa, visível pelo facto do cravelhame terminar em voluta (no modelo de Coimbra termina em lágrima). A guitarra está bem representada, na sua morfologia, não sendo, contudo, possível verificar detalhes como o número de cordas e cravelhas, dadas as reduzidas dimensões. O tampo harmónico da guitarra apresenta uma estranha cor verde e alguns elementos decorativos fantasiado, como é o caso de cinco pequenas guitarras portuguesas, em preto, com as suas caixas de ressonância apoiadas e com os braços a apontar para o exterior.