ID_000648

Título genérico
Rei David penitente com harpa (Torre de David)
Autor/Criador
PEIXOTO, Pedro
Suporte
Pintura
Data de criação
1719 (?)
Técnica
pintura sobre madeira
Lugar de criação
Peniche
Instituição
Igreja de Nossa Senhora da Ajuda - Peniche
Descrição

Rei David ancião representado ajoelhado, trajando vestes reais, com medalhão de ouro com pedra preciosa ao pescoço. A sua coroa e ceptro estão pousados no chão. Olha directamente para o observador, com ar melancólico. Com a sua mão direita aponta para uma torre, que parece ser uma visão celestial ou a alusão a algo construído por Deus, algo divino, uma vez que se encontra entre nuvens por onde espreitam três cabeças de anjos. Com a outra mão sustém, em pé, a sua harpa.  É possível que estejamos perante a Torre de David, referida no livro dos Cânticos (Ct 4, 4): "O teu pescoço é a torre de David, construída com defesa: dela pendem mil escudos e armaduras dos heróis". Em segundo plano, vemos uma balaustrada e um sumptuoso palácio em jardim. Uma leitura proposta para a obra é a escolha do sagrado (pela via do Cântico dos Cânticos do Antigo Testamento) em detrimento do profano (palácio em segundo plano).

Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
322.211
Bibliografia

SEQUEIRA, Gustavo de Matos, Inventário Artístico de Portugal, V, 1955; Tesouros Artísticos de Portugal, Lisboa, 1976; 

GONÇALVES, Flávio, As obras setecentistas da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda de Peniche e o seu enquadramento na Arte Portuguesa da primeira metade do séc. XVIII, Boletim Cultural da Assembleia Distrital de Lisboa, 88, 89, Lisboa, 1982, 1983;

REIS, Vítor Manuel Guerra dos - O Rapto do Observador: invenção, representação e percepção do espaço celestial na pintura de tectos em Portugal no século XVIII. Lisboa: s.n., 2006. Texto policopiado. Dissertação de Doutoramento apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2 vols;

 

IconClass DescCena ID
11I62(DAVID)41
Observações instrumentos

Harpa barroca diatónica representada com muito pormenor. A sua estrutura é totalmente proporcional, com caixa de ressonância com duas aberturas redondas (bocas) e uma em forma de S, braço e cravelhame que termina em voluta. Na caixa de ressonância temos representados 32 pontos de fixação de cordas, número correcto para os modelos da época.

Imagens detalhes