- Título genérico
- Custódia
- Autor/Criador
- RODRIGUES, João (atrib)
- Suporte
- Ourivesaria
- Data de criação
- 1534
- Altura (cm)
- 78,8
- Largura (cm)
- 35,5
- Lugar de criação
- Guimarães
- Instituição
- Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira
- Localização actual
- Museu de Alberto Sampaio
- Descrição
O Museu e Alberto Sampaio, em Guimarães, conserva actualmente uma notável custódia em prata dourada de elevada qualidade artística e riqueza iconográfica. Integra, no seu programa iconográfico/ornamental, um singular quarteto de anjos músicos que tocam um consort de flautas doces ou de bisel. É uma singular peça de ourivesaria do século XVI, de acordo com inscrição na própria obra: “Esta Custódia foi acabada na era de 1534”. Pertenceu à Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, da mesma cidade, tendo sido oferecido pelo cónego Gonçalo Enes (14 (?)-1540), muito provavelmente para a Capela do Santíssimo Sacramento onde mais tarde se fez sepultar, tendo custeado os trabalhos de renovação da mesma, em 1537/38, promovendo alguns melhoramentos e valorizando-a com outras obras, como um retábulo.
- Instrumento(s)
- INS_SH – Participantes
- 421.221.12
- URL externa Imagem
- Bibliografia
Eduardo de Almeida, Os Cónegos da Oliveira. Tesouro da Colegiada. VIIIª parte, 1928
Manuela de Alcântara Santos e Nuno Vassalo e Silva, A Colecção de Ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio, 1998
- Nº de inventário
- MAS O 6
- Pessoas/Entidades
- Observações instrumentos
Relativamente aos anjos representados na peça, como se observa, são moldados como figuras de vulto e apresentam-se todos a tocar flautas de bisel de diferentes tamanhos. Trata-se de um interessante consort de flautas, um pequeno conjunto instrumental formado exclusivamente por instrumentos da mesma família. Pelas dimensões relativas, de um lado estaria o tenor e contralto, e do outro a soprano e baixo, correspondendo ao designado whole consort inglês. Apesar das dimensões reduzidas, o artista procurou fixar os elementos organológicos essenciais dos instrumentos, nomeadamente os tubos cilíndricos, os furos, o bico e a janela do bisel, sendo de sublinhar também a posição bastante aproximada ao real em que os executantes são representados.