ID_000646

Título genérico
Custódia
Autor/Criador
RODRIGUES, João (atrib)
Suporte
Ourivesaria
Data de criação
1534
Altura (cm)
78,8
Largura (cm)
35,5
Lugar de criação
Guimarães
Instituição
Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira
Localização actual
Museu de Alberto Sampaio
Descrição

O Museu e Alberto Sampaio, em Guimarães, conserva actualmente uma notável custódia em prata dourada de elevada qualidade artística e riqueza iconográfica. Integra, no seu programa iconográfico/ornamental, um singular quarteto de anjos músicos que tocam um consort de flautas doces ou de bisel. É uma singular peça de ourivesaria do século XVI, de acordo com inscrição na própria obra: “Esta Custódia foi acabada na era de 1534”. Pertenceu à Real Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, da mesma cidade, tendo sido oferecido pelo cónego Gonçalo Enes (14 (?)-1540), muito provavelmente para a Capela do Santíssimo Sacramento onde mais tarde se fez sepultar, tendo custeado os trabalhos de renovação da mesma, em 1537/38, promovendo alguns melhoramentos e valorizando-a com outras obras, como um retábulo.

Instrumento(s)
INS_SH – Participantes
421.221.12
Bibliografia

Eduardo de Almeida, Os Cónegos da Oliveira. Tesouro da Colegiada. VIIIª parte, 1928

Manuela de Alcântara Santos e Nuno Vassalo e Silva,  A Colecção de Ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio, 1998

 

IconClass DescCena ID
11G21
Nº de inventário
MAS O 6
Pessoas/Entidades
Observações instrumentos

Relativamente aos anjos representados na peça, como se observa, são moldados como figuras de vulto e apresentam-se todos a tocar flautas de bisel de diferentes tamanhos. Trata-se de um interessante consort de flautas, um pequeno conjunto instrumental formado exclusivamente por instrumentos da mesma família. Pelas dimensões relativas, de um lado estaria o tenor e contralto, e do outro a soprano e baixo, correspondendo ao designado whole consort inglês. Apesar das dimensões reduzidas, o artista procurou fixar os elementos organológicos essenciais dos instrumentos, nomeadamente os tubos cilíndricos, os furos, o bico e a janela do bisel, sendo de sublinhar também a posição bastante aproximada ao real em que os executantes são representados.

Imagens detalhes

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