- Título próprio
- Revista a galope
- Título genérico
- Caricatura sobre a Questão Religiosa no Brasil - década de 1870
- Autor/Criador
- BORDALO PINHEIRO, Rafael
- Suporte
- Papel
- Data de criação
- 02 de Outubro de 1875
- Técnica
- Litografia
- Lugar de criação
- Rio de Janeiro
- Localização actual
- Hemeroteca Digital - Biblioteca Nacional do Brasil
- Descrição
Caricatura em duas páginas, no periódico O mosquito (Brasil, Rio de Janeiro), composta por um conjunto de 34 quadros legendados, tratando da Questão Religiosa - conflito ocorrido no Brasil na década de 1870, iniciado com o enfartamento entre a Igreja católica e a Maçonaria, que acabou atingindo o Estado, ao colocar em questão a sua própria autonomia em relação aos poderes da Igreja. Neste conjunto são destacadas as figuras de alguns dos principais sujeitos envolvidos no conflito: o papa Pio IX, os bispos brasileiros dom Vital e dom Macedo Costa e o fundador do periódico O Apóstolo, Monsenhor José Gonçalves Ferreira. Neste conjunto caricatural a música aparece representada em dois eixos. Pelo “delírio das valsas e a intensidade dos bailes”, representando uma espécie de contraponto “mundano” que transcorria paralelamente às retóricas religiosas e moralistas que ocupavam os debates. E por uma música pastoral que fora composta e insistentemente tocada por dom Vidal, “enquanto se doidejava nas valsas”, desde a sua prisão por insubordinação ao Estado, passando por sua soltura, chegando até a sua ida até Roma, para encontrar Pio IX. Neste eixo dom Vital aparece estudando “o mavioso instrumento dos sátiros”, tocando na “tíbia pastoril” (representada por uma flauta de pã) uma música composta na “clave de lua”, em oposição a ideia de que a clave de sol representaria algo feito às claras. A imagem da “clave de lua” constitui um dos quadros deste conjunto caricatural que contém, também, o desenho de um pentagrama com uma canção em latim, em 2/4, escrita em semicolcheias e, ainda, diferentes desenhos de dom Vital tocando flauta, destacando-se um deles onde o frei aparece de cocar - fazendo uma alusão implícita à figura indígena como um símbolo associado então à identidade nacional brasileira. Ainda sobre o instrumento musical representado - a flauta de pã - o caricaturista faz uma certa confusão entre a representação pictórica de um instrumento e a sua designação, "tíbia", um termo usado pelos romanos para designar o Aulos grego.
- Instrumento(s)
- URL externa Imagem
- Bibliografia
TELLES, Angela Cunha da Motta. A questão religiosa e a identidade nacional. In: Telles, A. C. da M. Desenhando a nação: revistas ilustradas do Rio de Janeiro e Buenos Aires nas décadas de 1860-1870. Brasil, Brasília, FUNAG, 2010, pp. 243-297.
- Pessoas/Entidades